Storytelling em educação e comunicação de ciência

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 20

Ana Cristina Tavares
Curadora no Museu da Ciência

Bióloga, doutorada em Biologia pela Universidade de Coimbra e pós-doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Católica do Porto. Detém Curso "Educação em Jardins Botânicos-KewGardens” e Curso “Science Communication for Researchers in Education” pela Universidade de Aveiro. Conservadora no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, foi diretora-adjunta do Jardim Botânico e docente da UC, colaborando em Projetos de Biotecnologia e de Educação, tendo sido responsável no Jardim pelo Serviço Educativo e coordenadora do Projeto Educativo Inquire (7º P-Q União Europeia); participou nos Projetos PRISC e PROBIOTA (infraestruturas científicas de museus universitários). Além de artigos científicos é autora de nove livros sobre Ciência, um premiado pela Casa das Ciências, Porto (melhor recurso educativo 2016 e melhor recurso digital 2017) e três editados pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
Os interesses de investigação centram-se na Conservação e Valorização de coleções vivas e museológicas de Ciências, Educação e Comunicação de Ciência.

Sobre o workshop

Vários estudos demonstram que a narrativa facilita a aprendizagem de Ciência, e que as histórias (ou storytelling) são o ingrediente mais poderoso. Constituem formas de comunicação utilizadas para descodificar os conteúdos científicos, tornar o conhecimento mais significativo, relevante e acessível.


Enquanto ferramenta e estratégia de ensino-aprendizagem estes discursos, atrativos e provocativos, ligam experiências ao dia-a-dia. Estimulando o desenvolvimento da imaginação e a ativação da consciência, baseadas na realidade pessoal, especifica e única de cada ouvinte, facilita-se o entendimento e a integração num mundo global, que se deseja em prol da sustentabilidade.


O objetivo do curso é habilitar para o entendimento da importância da comunicação em ciência, dos fundamentos e características da narrativa e do storytelling, aplicando na construção de projetos.


Objetivos de Aprendizagem:

  • Ser capaz de informar, ensinar e tomar consciência da importância, conteúdo, atualização e aplicação do conhecimento em Ciência;
  • Ser eficiente na comunicação, com assertividade e clareza;
  • Explorar novos modos de comunicação científica.


Competências Específicas:

  • Desenvolver à vontade na comunicação com qualquer público;
  • Ser capaz de controlar o comportamento da audiência para melhorar a própria prestação comunicativa;
  • Ser eficiente no entendimento do interlocutor sobre informações relevantes;
  • Desenvolver a criatividade.

Para participar

  • Não são necessários conhecimentos prévios.