- Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula
- As potencialidades do eTwinning em contexto educativo
- Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador
- Como a robótica e a inteligência artificial irão mudar a nossa vida (na escola)
- Comunicar Ciência: O quê? Porquê? Quando? Onde? Quem? e Como?
- A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
- Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
- Projetos interactivos com micro:bit
- Storytelling em educação e comunicação de ciência
- Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva
- Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
- "Larga o telemóvel!"
- A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS
- Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
- Educar para a literacia digital e mediática
- Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
- Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
- Programação e pensamento computacional sem computadores
- Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos
- Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!
- Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos
- Fotografias
A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 12
Fátima Velez de Castro é Licenciada em Geografia (Especialização em Ensino), Mestre em Estudos sobre a Europa, Doutora em Geografia e Pós-Doutorada em Literatura. Trabalha como Professora Auxiliar no Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra, onde é membro da Comissão Científica. Também é Coordenadora do Mestrado em Ensino da Geografia e Presidente da RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. Os seus principais temas de investigação desenvolvem-se nas seguintes áreas: Ensino da Geografia; Geografia Social e Riscos; Geografia das Migrações.
Sobre o workshop
Este workshop tem como objetivo fazer uma introdução ao StoryMaps, uma ferramenta digital muito adequada ao uso em contexto escolar. Baseado na lógica de storytelling, permite à/ao docente criar percursos e roteiros, com recurso a uma georreferenciação que combina cartografia, imagem e texto. As/Os participantes serão desafiadas/os a interagir, fazendo algumas experiências adequadas ao ensino da Geografia. Todavia, poderão inscrever-se no workshop outras/os docentes, de áreas diferentes desta, que recorram ao espaço como dimensão coadjuvante do processo de ensino-aprendizagem.
Para participar
- Ser Docente (de qualquer área/nível) ou estar ligada/o às Ciências da Educação;
- Ser Estudante dos Mestrados em Ensino da UC ou em outras áreas ligadas ao Ensino;
- Fazer investigação avançada na área do Ensino;
- Fazer-se acompanhar de computador portátil ou tablet.