A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 12

Fátima Velez de Castro
Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Fátima Velez de Castro é Licenciada em Geografia (Especialização em Ensino), Mestre em Estudos sobre a Europa, Doutora em Geografia e Pós-Doutorada em Literatura. Trabalha como Professora Auxiliar no Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra, onde é membro da Comissão Científica. Também é Coordenadora do Mestrado em Ensino da Geografia e Presidente da RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança. Os seus principais temas de investigação desenvolvem-se nas seguintes áreas: Ensino da Geografia; Geografia Social e Riscos; Geografia das Migrações.

Sobre o workshop

Este workshop tem como objetivo fazer uma introdução ao StoryMaps, uma ferramenta digital muito adequada ao uso em contexto escolar. Baseado na lógica de storytelling, permite à/ao docente criar percursos e roteiros, com recurso a uma georreferenciação que combina cartografia, imagem e texto. As/Os participantes serão desafiadas/os a interagir, fazendo algumas experiências adequadas ao ensino da Geografia. Todavia, poderão inscrever-se no workshop outras/os docentes, de áreas diferentes desta, que recorram ao espaço como dimensão coadjuvante do processo de ensino-aprendizagem.

Para participar

• Ser Docente (de qualquer área/nível) ou estar ligada/o às Ciências da Educação;
  • Ser Estudante dos Mestrados em Ensino da UC ou em outras áreas ligadas ao Ensino;
  • Fazer investigação avançada na área do Ensino;
  • Fazer-se acompanhar de computador portátil ou tablet.