Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 15 (Esgotado)

Marina Pacheco
Professora de Artes Visuais na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores

Professora de Artes Visuais desde 1989, lecionou ao logo da sua carreira as disciplinas de Educação Visual, Expressão Plástica, MTEP (Materiais e Técnicas de Expressão Plástica), Geometria Descritiva A, Oficina de Artes, Desenho A e Oficina de Multimédia B. Presentemente leciona na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores onde coordena o Clube de Animação e Multimédia e o Plano Nacional de Cinema e faz parte da equipa do Plano Nacional das Artes da sua escola.
Dinamizou Oficinas de Formação no âmbito da utilização das novas tecnologias na sala de aula, promovida pelo Centro de Formação Nova Ágora, tendo coordenado, também, vários outros projetos com os seus alunos: Coordenação do projeto de pintura do muro do CoimbraShopping (2007 e 2021), pintura da escadaria da Fonte de Talha (2016) e da elaboração de cenários para os presépio da Junta de Freguesia de Sto. António dos Olivais, em Coimbra (2016, 2017 e 2020); Participou com os seus alunos em diversas exposições e concursos de artes gráficas e multimédia onde quase todos os anos houve alunos selecionados e a receber prémios em festivais festivais nacionais, a saber: Festival de vídeo escolar Ação02!, Ação03! e Ação04!; Cineastas Digitais; Cinanima; Concurso de vídeo escolar “8 e meio” e Olimpíadas da Cultura Clássica. Alguns destes trabalhos foram partilhados no seu blogue https://omb12esqf.blogspot.com/.

Para responder aos desafios da educação no século XXI, muitos professores estão hoje a explorar novas tecnologias e a utilizar diversos Recursos Educativos Digitais nas suas aulas. Este workshop foca-se, concretamente, na importância da criação e utilização da animação como ferramenta pedagógica e artística na formação geral de crianças e jovens e na melhoria das suas aprendizagens e literacias.

O workshop terá o seguinte desenvolvimento:

• Exposição inicial, algumas noções sobre animação e sobre algumas das técnicas mais utilizadas;
  • Breve explicação de cada etapa na criação de uma animação: pré-produção, produção e pós-produção.
  • Exercícios de exploração de software de produção e edição de imagens.
  • Criação de uma pequena animação com recurso ao computador e/ou telemóvel.

• Ter conhecimentos básicos ao nível do utilizador de software de edição de imagens como Paint; Powerpoint; Canva ou Moviemaker;
  • Fazer-se acompanhar de computador com possibilidade de ligação à internet;
  • Fazer-se acompanhar do seu telemóvel/smartphone.