- Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula
- As potencialidades do eTwinning em contexto educativo
- Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador
- Como a robótica e a inteligência artificial irão mudar a nossa vida (na escola)
- Comunicar Ciência: O quê? Porquê? Quando? Onde? Quem? e Como?
- A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
- Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
- Projetos interactivos com micro:bit
- Storytelling em educação e comunicação de ciência
- Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva
- Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
- "Larga o telemóvel!"
- A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS
- Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
- Educar para a literacia digital e mediática
- Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
- Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
- Programação e pensamento computacional sem computadores
- Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos
- Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!
- Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos
- Fotografias
Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 15
Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor auxiliar da FLUC, onde leciona nas áreas do jornalismo e da comunicação. É, também, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC. Faz parte de projetos com financiamento competitivo, nas áreas do jornalismo e dos estudos de media com foco nas questões de género. Mais recentemente, tem publicado, sobretudo, acerca de podcasts, sobre a história da rádio e sobre os contextos da desinformação e da presença das tecnologias no quotidiano. Antes de se dedicar à academia, trabalhou na RDP/RTP, como realizador de rádio. É desportista e jardineiro nas horas livres.
Sobre o workshop
Estes formatos sonoros e o recurso ao storytelling podem ter um enorme potencial também do ponto de vista pedagógico, sobretudo desde que os podcasts se tornaram tão simples de fazer e de usar. Podem ser criados no contexto letivo, quer por estudantes quer por docentes e podem também ser reproduzidos a partir de plataformas externas. Esta formação oferece uma porta de entrada para quem quer perceber melhor como usar os podcasts nas aulas, compreendendo melhor as características do som, alguns princípios e práticas de narrativa e técnica na produção de podcasts e conhecendo alguns recursos úteis.
Para participar
- Nenhum requisito prévio;
- Fazer-se acompanhar de um dispositivo com acesso à Internet (computador, smartphone, tablet) com instalação prévia do software gratuito Audacity (https://www.audacityteam.org).