Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 15

Sílvio Santos
Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor auxiliar da FLUC, onde leciona nas áreas do jornalismo e da comunicação. É, também, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC. Faz parte de projetos com financiamento competitivo, nas áreas do jornalismo e dos estudos de media com foco nas questões de género. Mais recentemente, tem publicado, sobretudo, acerca de podcasts, sobre a história da rádio e sobre os contextos da desinformação e da presença das tecnologias no quotidiano. Antes de se dedicar à academia, trabalhou na RDP/RTP, como realizador de rádio. É desportista e jardineiro nas horas livres.

Estes formatos sonoros e o recurso ao storytelling podem ter um enorme potencial também do ponto de vista pedagógico, sobretudo desde que os podcasts se tornaram tão simples de fazer e de usar. Podem ser criados no contexto letivo, quer por estudantes quer por docentes e podem também ser reproduzidos a partir de plataformas externas. Esta formação oferece uma porta de entrada para quem quer perceber melhor como usar os podcasts nas aulas, compreendendo melhor as características do som, alguns princípios e práticas de narrativa e técnica na produção de podcasts e conhecendo alguns recursos úteis.

• Nenhum requisito prévio;
  • Fazer-se acompanhar de um dispositivo com acesso à Internet (computador, smartphone, tablet) com instalação prévia do software gratuito Audacity (https://www.audacityteam.org).