Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!

11 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 15

Inês Araújo
Membro do Laboratório de Tecnologia Educativa da Universidade de Coimbra

Aluna de doutoramento em Ciências da Educação na área de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Detentora do Mestrado e Licenciatura em Ciências da Educação pela FPCE-UC. Investigadora do Laboratório de Tecnologia Educativa da FPCE-UC e do TECHN&ART do Instituto Politécnico de Tomar. Possui experiência de trabalho no desenvolvimento de software educativo, no desenvolvimento de jogos educativos e na formação de professores na área das TIC, Tecnologia educativa e Capacitação Digital.
Desenvolve funções como Gestora de Projetos no LIED – Instituto Politécnico de Tomar e como formadora externa em vários Centros de Formação.

Sobre o workshop

O Geocaching atrai inúmeras pessoas, muitas vezes em família, a locais pouco explorados ou com histórias para contar. É definido como “uma atividade no mundo real, uma caça ao tesouro ao ar livre” (Groundspeak, 2011). Recorrer ao Geocaching em contexto educativo pode criar momentos envolventes, de descoberta e aprendizagem significativa. Se por um lado podemos desafiar os nossos alunos a descobrir caches já existentes num determinado local, podemos também desafiá-los a criar caches e identificar o local mais adequado para as esconder.

Ao longo do workshop os formandos vão experimentar todas as sensações associadas ao Geocaching: busca por uma cache, descobrir as surpresas que esta pode esconder e criar uma cache que surpreenda os alunos. Aliando o Geocaching à realidade aumentada ou a QRcodes é possível criar momentos divertidos, envolventes e de aprendizagem significativa.

Para participar

• Fazer-se acompanhar de smartphone.