- Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula
- As potencialidades do eTwinning em contexto educativo
- Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador
- Como a robótica e a inteligência artificial irão mudar a nossa vida (na escola)
- Comunicar Ciência: O quê? Porquê? Quando? Onde? Quem? e Como?
- A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
- Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
- Projetos interactivos com micro:bit
- Storytelling em educação e comunicação de ciência
- Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva
- Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
- "Larga o telemóvel!"
- A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS
- Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
- Educar para a literacia digital e mediática
- Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
- Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
- Programação e pensamento computacional sem computadores
- Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos
- Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!
- Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos
- Fotografias
"Larga o telemóvel!"
10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 12
A Casa da Esquina é um espaço de experimentação artística e um laboratório de projetos sociais, económicos e culturais, aberto ao acolhimento, à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal e coletivo. É uma plataforma dinamizadora de criação e intercâmbio de novas ideias e novas leituras do mundo através da cultura, num diálogo sustentável de participação cidadã. Pensa a arte e a cultura como uma forma de intervir no seu entorno, procurando criar processos de discussão em conjunto que levem a uma intervenção concertada através de um pensamento transformador. Pretende assim encontrar novas abordagens para a vida em comum, em contexto urbano e para a intervenção local, focando-se naquilo que são as questões prementes do nosso século: igualdade, ambiente, paz, sustentabilidade, saúde física e mental, qualidade de vida.
Neste contexto, a Casa da Esquina desenvolve projetos educativos de referência, com práticas pedagógicas alternativas, que valorizam o papel das crianças como agentes promotores e criadores de práticas artísticas. Desde 2018 que a Casa da Esquina faz parte da equipa de reflexão do projeto Cidades Amigas das Crianças iniciado na Universidade de Aveiro, com a coordenação de José Carlos Mota e Rosa Madeira; e desde 2020 faz parte do Grupo de Trabalho para a Educação, Cidadania e Igualdade do qual fazem parte organizações como a CONFAP, ICE – Instituto das Comunidades Educativas. Tem um serviço educativo que desenvolve projetos com diversas escolas do ensino público e privado, bem como IPSS da região de Coimbra em parcerias regulares, e que conta com uma equipa pedagógica de acompanhamento que envolve professores da Escola Superior da Educação de Coimbra (ESEC) e da área de Educação da Universidade de Aveiro. A metodologia de trabalho desenvolvida pela Casa da Esquina é reconhecida através de estudos académicos e várias participações em conferências.
Sobre o workshop
«Larga o telemóvel!» deve ser uma das frases mais repetidas por pais e mães ao final do dia, seguida de «Faz os trabalhos de casa!»... mas se alguns dos trabalhos de casa puderem ser feitos, criativamente, no telemóvel, não estaremos a contribuir para uma utilização mais consciente desse equipamento "hipnótico"?
Considerando que 95% das crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico tem telemóvel, que a sua vontade e de o explorar é permanente e a habilidade para o fazer é cada vez maior e mais autónoma, esta oficina oferece conhecimentos básicos sobre software livre para telemóvel que permite a realização de filmes em Stop Motion, para que professores/as e alunos/as tenham mais uma ferramenta de trabalho escolar, para desenvolvimento de projetos, aprofundamento de temáticas, etc.
«Larga o Telemóvel!» é uma oficina prática de Stop Motion, aplicada ao contexto escolar, utilizando as práticas pedagógicas de referência da Casa da Esquina, o que justifica a estreia absoluta de Júlia Reis como formadora.
Para participar
- Não tem requisitos prévios.