A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS

11 de março | 14h30 - 16h00 | Nº máximo de participantes: 30

Alexandra Aragão
Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Integração Europeia e Doutora em Ciências jurídico-políticas. Investigadora do Instituto Jurídico, membro do Observatório Jurídico Europeu da Rede Natura 2000 e das Águas, do Advisory Board do European Environmental Law Forum e trustee do grupo de especialistas de Direito Europeu do Ambiente Avosetta.org. Coordenadora da Rede ibero-americana JUST SIDE sobre justiça territorial e membro da Rede Internacional de Diplomacia de Sustentabilidade. Membro do Comité de Conflitos de interesse do IPBES. As suas áreas de lecionação e publicação são direito europeu do ambiente, ecoliteracia, direito da conservação da natureza, direito do sistema terrestre, ecoinovação, direito dos animais, direito dos resíduos, direito dos riscos, direito da proteção civil, direito das substâncias químicas, direito da segurança alimentar, justiça territorial. Desde há dez anos vem desenvolvendo estratégias de ensino-aprendizagem no ensino superior baseadas em gamificação.

Sobre o workshop

Será realizada uma demonstração interativa das funcionalidades de três jogos pedagógicos desenvolvidos na Universidade de Coimbra e livremente acessíveis online, para:


a) avaliação de jogabilidade;
b) análise das dinâmicas educativas possíveis;
c) apreciação das vantagens e inconvenientes do uso de jogos online.

Para participar

  • Não são exigidos conhecimentos específicos. Qualquer grupo de docência, nível escolar secundário ou ensino superior;
  • Fazer-se acompanhar de um dispositivo conectável à internet (smartphone, computador, tablet) ou estar disponível para usar um dispositivo partilhado.