Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 25

Raquel Costa
Centro de Competência TIC Softciências

Licenciada em Química pela Universidade de Coimbra, mestre em Educação Multimédia pela Faculdade de Ciências do Porto, formadora na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Trabalha desde 2001 em projetos do Ministério da Educação relacionados com a utilização das tecnologias em contexto educativo.
Neste momento exerce funções no Centro de Competência TIC – Softciências com sede na Universidade de Coimbra.

Paulo Gomes
Centro de Competência TIC Softciências

Licenciado em Matemática no ramo científico de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica pela Universidade de Coimbra, é formador na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Professor de Informática, tem estado, nos últimos anos, envolvido em projetos na área da Programação, Eletrónica e Robótica. Atualmente a exercer funções no Centro de Competência TIC Softciências, com sede na Universidade de Coimbra, apoia iniciativas de aplicação da Programação, Eletrónica e Robótica no ensino.

Com a introdução dos novos currículos da matemática para o ensino básico, surge a integração do pensamento computacional, já anteriormente abordado, mas agora de forma mais vincada, aliado à previsível extensão ao currículo do ensino secundário.

Com recursos simples de implementar e adaptáveis a qualquer disciplina de qualquer nível de ensino, com materiais fáceis de construir, reutilizáveis e de baixo custo, nesta sessão prática dinamizam-se atividades para uma aula diferente e cativante com possibilidade de desenvolver várias competências nos alunos.

• Não são necessários conhecimentos prévios.