- Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula
- As potencialidades do eTwinning em contexto educativo
- Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador
- Como a robótica e a inteligência artificial irão mudar a nossa vida (na escola)
- Comunicar Ciência: O quê? Porquê? Quando? Onde? Quem? e Como?
- A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
- Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
- Projetos interactivos com micro:bit
- Storytelling em educação e comunicação de ciência
- Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva
- Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
- "Larga o telemóvel!"
- A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS
- Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
- Educar para a literacia digital e mediática
- Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
- Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
- Programação e pensamento computacional sem computadores
- Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos
- Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!
- Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos
- Fotografias
Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
11 de março | 14h30 - 16h00 | Nº máximo de participantes: 10 (ESGOTADO)
Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor auxiliar da FLUC, onde leciona nas áreas do jornalismo e da comunicação. É, também, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC. Faz parte de projetos com financiamento competitivo, nas áreas do jornalismo e dos estudos de media com foco nas questões de género. Mais recentemente, tem publicado, sobretudo, acerca de podcasts, sobre a história da rádio e sobre os contextos da desinformação e da presença das tecnologias no quotidiano. Antes de se dedicar à academia, trabalhou na RDP/RTP, como realizador de rádio. É desportista e jardineiro nas horas livres.
Sobre o workshop
Este workshop destina-se a pessoas que pretendam melhorar as suas competências de apresentação perante um público, seja ele leigo ou especializado.
São abordadas duas áreas específicas: a da performatividade em público, com foco nos desempenhos físico e vocal; e o uso de materiais de apoio, com particular foco nos recursos projetados. São, igualmente, exploradas formas de potenciar a articulação entre estas duas dinâmicas, tentando afastar redundâncias e conflitos de atenção.
Competências específicas:
- Técnicas vocais e linguagem corporal;
- Pensar a mensagem para a comunicação oral;
- Como escolher a plataforma mais adequada e como tirar partido da apresentação em slides;
- Como integrar conteúdos sonoros e visuais em apresentações.
Para participar
- Nenhum requisito prévio.