Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa

11 de março | 14h30 - 16h00 | Nº máximo de participantes: 10 (ESGOTADO)

Sílvio Santos
Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor auxiliar da FLUC, onde leciona nas áreas do jornalismo e da comunicação. É, também, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC. Faz parte de projetos com financiamento competitivo, nas áreas do jornalismo e dos estudos de media com foco nas questões de género. Mais recentemente, tem publicado, sobretudo, acerca de podcasts, sobre a história da rádio e sobre os contextos da desinformação e da presença das tecnologias no quotidiano. Antes de se dedicar à academia, trabalhou na RDP/RTP, como realizador de rádio. É desportista e jardineiro nas horas livres.

Este workshop destina-se a pessoas que pretendam melhorar as suas competências de apresentação perante um público, seja ele leigo ou especializado.
São abordadas duas áreas específicas: a da performatividade em público, com foco nos desempenhos físico e vocal; e o uso de materiais de apoio, com particular foco nos recursos projetados. São, igualmente, exploradas formas de potenciar a articulação entre estas duas dinâmicas, tentando afastar redundâncias e conflitos de atenção.

Competências específicas:

1. Técnicas vocais e linguagem corporal;
  2. Pensar a mensagem para a comunicação oral;
  3. Como escolher a plataforma mais adequada e como tirar partido da apresentação em slides;
  4. Como integrar conteúdos sonoros e visuais em apresentações.

• Nenhum requisito prévio.