Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)

11 de março | 14h30 - 16h00 | Nº máximo de participantes: 20 (ESGOTADO)

Raquel Costa
Centro de Competência TIC Softciências

Licenciada em Química pela Universidade de Coimbra, mestre em Educação Multimédia pela Faculdade de Ciências do Porto, formadora na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Trabalha desde 2001 em projetos do Ministério da Educação relacionados com a utilização das tecnologias em contexto educativo.
Neste momento exerce funções no Centro de Competência TIC – Softciências com sede na Universidade de Coimbra.

Paulo Gomes
Centro de Competência TIC Softciências

Licenciado em Matemática no ramo científico de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica pela Universidade de Coimbra, é formador na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Professor de Informática, tem estado, nos últimos anos, envolvido em projetos na área da Programação, Eletrónica e Robótica. Atualmente a exercer funções no Centro de Competência TIC Softciências, com sede na Universidade de Coimbra, apoia iniciativas de aplicação da Programação, Eletrónica e Robótica no ensino.

Sobre o workshop

É necessário alterar as metodologias de ensino de maneira a integrar as diversas áreas do saber, estimular a criatividade e aproximar o ensino da sociedade e do mercado de trabalho de forma que os alunos percebam a aplicação prática dos seus conhecimentos e adquiram competências úteis para os empregos do futuro.


Os formandos realizarão alguns projetos STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), utilizando placas Makey Makey, com programação Scratch.

Para participar

  • Não são necessários conhecimentos prévios;
  • Fazer-se acompanhar de computador com ligação à Internet.