Projetos interactivos com micro:bit

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 20

João Sá
Professor na Escola Secundária Avelar Brotero

Pai, cidadão, professor, leitor e perseguidor de respostas, João Sá é movido pelo sentido que procura dar em tudo o que faz. Interessa-se pela compreensão do mundo, pela evolução e pelos limites do conhecimento humano. É informático de formação e tem sido a partir do ensino das ciências da computação e da programação que tem influenciado positivamente o percurso de inúmeros jovens ao longo dos últimos vinte anos. É atualmente professor na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, onde dinamiza o Clube de Programação, Robótica e Design, estimulando e apoiando estudantes a desenvolverem projetos STEAM.
João é ainda formador de professores no âmbito das tecnologias educativas e da capacitação digital das escolas, procurando inspirar e ajudar outros a proporcionar experiências de ensino e de aprendizagem atualizadas e ajustadas ao tempo que partilhamos. Inquieto e irreverente, numa incessante procura de equilíbrios e animado por transformações sociais, científicas e tecnológicas, segue aprendendo e ensinando.

O micro:bit é um computador de bolso, contido numa pequena placa, com dimensão menor que a um cartão de crédito. Foi desenvolvido pela BBC e tem alcançado um grande sucesso mundial. Ajuda a perceber como o software e o hardware funcionam juntos, podendo ser utilizado por crianças desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, com programação por blocos ou na linguagem python. Dispõe de um ecrã de LEDs, botões, sensores e outras funcionalidades para interagir com o mundo físico. Este pequeno computador permite ensinar e aprender programação, concretizando projetos STEAM com criatividade, inovando em educação. Pode ser uma fonte de estímulo à aprendizagem, ao desenvolvimento do raciocínio e do pensamento computacional.

Exploraremos esta placa realizando atividades práticas a partir dela.

• Nenhum requisito prévio;
  • Fazer-se acompanhar de um computador.