- Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula
- As potencialidades do eTwinning em contexto educativo
- Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador
- Como a robótica e a inteligência artificial irão mudar a nossa vida (na escola)
- Comunicar Ciência: O quê? Porquê? Quando? Onde? Quem? e Como?
- A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
- Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
- Projetos interactivos com micro:bit
- Storytelling em educação e comunicação de ciência
- Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva
- Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
- "Larga o telemóvel!"
- A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS
- Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
- Educar para a literacia digital e mediática
- Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
- Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
- Programação e pensamento computacional sem computadores
- Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos
- Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!
- Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos
- Fotografias
Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
11 de março | 14h30 - 16h00 | Nº máximo de participantes: 50
Verónica concluiu o seu doutoramento em Matemática na Universidade do Texas, em Austin (EUA), em 2013. A sua pesquisa sobre Problemas de fronteira Livre foi publicado nas 10 principais revistas. Fez dois pós-doutoramentos e é atualmente Professora Convidada na Universidade de Coimbra. Verónica começou a meditar diariamente em 2011, durante o seu doutoramento, e aprendeu a técnica de respiração SKY durante o seu pós-doutoramento na Universidade Purdue. O impacto destas práticas na sua vida profissional como investigadora e como professora inspirou-a a tornar-se uma formadora de SKY. Foi reconhecida com o Prémio Spira de Excelência em Ensino de Graduação na Universidade Purdue, onde incorporou técnicas de meditação e respiração nos seus cursos de pós-graduação e matemática de graduação. De regresso a Portugal como formadora de SKY e Yoga, organizou o primeiro Programa de happy SKY Campus na Europa na Universidade de Coimbra, entre outros eventos e realizou um estudo premiado de Inovação Pedagógica a ser publicado em breve, onde vários professores de diferentes áreas científicas utilizaram os seus vídeos para implementar a sua abordagem pedagógica. O seu sonho é empoderar estudantes e docentes com estas técnicas simples mas poderosas para acalmar a mente, aguçar o intelecto, trazer resiliência emocional, e aumentar a criatividade.
Sobre o workshop
Neste workshop interactivo iremos experimentar de forma prática e simples como técnicas de respiração e relaxamento eficazes podem solucionar a raiz dos problemas nos comportamentos que observamos numa sala de aula.
Esta abordagem foi testada num contexto de sala de aula, tanto nos Estados Unidos como aqui em Coimbra, com o programa premiado Happy@uc.
Os participantes sairão com ferramentas que poderão utilizar e com o acesso às ferramentas criadas sob happy@uc.
Simultaneamente, aos professores/educadores, fornecemos ferramentas concretas para melhorar a sua saúde psico-física e lidar com o stress, a fim de serem mais eficazes nas suas funções.
Para participar
- Ser professor ou educador.