Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 12 (ESGOTADO)

Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC Coimbra)

O CRTIC Coimbra é um recurso organizacional do Ministério da Educação que promove o apoio à aprendizagem e à inclusão. Pertence a uma rede constituída por 25 Centros de Recursos, distribuídos regionalmente pelo território nacional continental. Como serviço especializado, tem como missão apoiar as escolas na promoção do sucesso educativo dos alunos que precisem de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, sempre que sejam necessárias tecnologias de apoio, prestando, igualmente, serviços de informação, formação, aconselhamento e monitorização, no que respeita à sua utilização.
As parcerias constituem, também, uma importante estratégia para a criação e disponibilização de recursos acessíveis às comunidades educativas, enriquecendo as dinâmicas do CRTIC.

O recurso a ferramentas digitais promove possibilidades de ensino mais eficientes, flexíveis e personalizadas, devendo ser encaradas como fortes aliadas na intervenção pedagógica direcionada a alunos com necessidades específicas. No mundo atual, em que o digital impera, é fundamental que se rentabilizem essas ferramentas, em prol do ensino e da aprendizagem, com todos os alunos, e em particular com os que necessitam de diferentes formas de expressão, representação e envolvimento, facilitando-lhes o acesso ao currículo.

Neste Workshop pretende-se divulgar e experimentar várias ferramentas digitais, dando a conhecer algumas acessibilidades promotoras da inclusão.

• Fazer-se acompanhar do seu smartphone;
  • Fazer-se acompanhar de computador com possibilidade de ligação à internet.