- Animação e multimédia: Utilização das novas tecnologias em sala de aula
- As potencialidades do eTwinning em contexto educativo
- Desenvolvimento do Pensamento Computacional com atividades sem computador
- Como a robótica e a inteligência artificial irão mudar a nossa vida (na escola)
- Comunicar Ciência: O quê? Porquê? Quando? Onde? Quem? e Como?
- A dimensão didático-pedagógica em ambientes digitais de aprendizagem. O uso do StoryMaps em Geografia
- Produzir Podcasts: estratégias para usar o som como ferramenta pedagógica
- Projetos interactivos com micro:bit
- Storytelling em educação e comunicação de ciência
- Ferramentas Digitais para a Educação Inclusiva
- Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
- "Larga o telemóvel!"
- A e-gamificação como estratégia de capacitação para os ODS
- Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
- Educar para a literacia digital e mediática
- Mind Hackers: Conexão e Concentração em sala de aula
- Apresentações em público: boas práticas de eficácia visual e performativa
- Programação e pensamento computacional sem computadores
- Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos
- Geocaching: descobrir, explorar, aprender e surpreender!
- Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos
- Fotografias
Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar
10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 25
Licenciada História – ramo de formação educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares pela UAb. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico, assumindo múltiplas ações de formação e co-organizando Encontros Formativos temáticos na área das literacias, transliterarias e bibliotecas. Desempenha Funções de Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares, do Programa Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.
Sobre o workshop
Os desafios que atualmente o contexto socioeducativo aporta aos profissionais da educação conduzem ao reforço do trabalho articulado entre a sala de aula e a biblioteca escolar para além do domínio tecnológico. Como é amplamente reconhecido em múltiplos estudos as bibliotecas são hoje, cada vez mais, centros de aprendizagem onde a colaboração entre o professor-bibliotecário e os professores das turmas, concretiza o ensino integrado de conhecimentos e capacidades transversais, indispensáveis ao desenvolvimento curricular e ao domínio das literacias do século XXI.
Neste workshop, com vista a uma otimização das práticas docentes, parte-se da documentação referencial do Aprender com a Biblioteca Escolar, sendo propostas estratégias/práticas e exploração de ferramentas pedagógicas concretas e devidamente validadas que podem contribuir para trabalhar multiliteracias na dimensão curricular, nomeadamente associadas às competências de informação e comunicação dos alunos.
Para participar
- Nenhum requisito prévio;
- Fazer-se acompanhar de um dispositivo com acesso à Internet (computador, smartphone, tablet).