Aprendizagens em (na) Linha – Literacias, Currículo e Biblioteca Escolar

10 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 25

Helena Duque
Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares

Licenciada História – ramo de formação educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares pela UAb. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico, assumindo múltiplas ações de formação e co-organizando Encontros Formativos temáticos na área das literacias, transliterarias e bibliotecas. Desempenha Funções de Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares, do Programa Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.

Os desafios que atualmente o contexto socioeducativo aporta aos profissionais da educação conduzem ao reforço do trabalho articulado entre a sala de aula e a biblioteca escolar para além do domínio tecnológico. Como é amplamente reconhecido em múltiplos estudos as bibliotecas são hoje, cada vez mais, centros de aprendizagem onde a colaboração entre o professor-bibliotecário e os professores das turmas, concretiza o ensino integrado de conhecimentos e capacidades transversais, indispensáveis ao desenvolvimento curricular e ao domínio das literacias do século XXI.
Neste workshop, com vista a uma otimização das práticas docentes, parte-se da documentação referencial do Aprender com a Biblioteca Escolar, sendo propostas estratégias/práticas e exploração de ferramentas pedagógicas concretas e devidamente validadas que podem contribuir para trabalhar multiliteracias na dimensão curricular, nomeadamente associadas às competências de informação e comunicação dos alunos.

• Nenhum requisito prévio;
  • Fazer-se acompanhar de um dispositivo com acesso à Internet (computador, smartphone, tablet).