Quem vem lá? Simulações e jogos de estratégia inspirados em temas históricos

11 de março | 16h30 - 18h00 | Nº máximo de participantes: 10

Felipe Penicheiro
Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

Possui formação no Ramo Educacional na Universidade de Coimbra e estudos na Universidade de Salamanca nas áreas de História, Arqueologia e Arte. A nível de pós-graduação especializou-se em Ciência da Informação e enquanto doutorando em Estudos Contemporâneos no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra tem como áreas de investigação as Tecnologias de Informação e Comunicação com ênfase na aplicação ao Património Cultural. Colaborou em projetos de investigação no Brasil, Suécia, Alemanha e Itália e em Portugal é investigador em projectos nacionais e internacionais financiados pela FCT e União Europeia. As actividades profissionais de âmbito académico incluem gestão de projectos de investigação e a docência, nas áreas de Tecnologias da Informação, Tecnologias Educativas, História e Ciências Sociais.

A popularização do uso de temas históricos para o desenvolvimento de simulações e jogos de estratégia tem tido particularmente visível nos últimos anos. O presente workshop pretende abordar os desafios que este meio de comunicação propõe para professores, privilegiando a análise do primeiro jogo de estratégia desenvolvido em Portugal: "Portugal 1111: A Conquista de Soure".

• Ter interesse em simulações lúdicas, jogos de estratégia, história e património cultural;
  • Fazer-se acompanhar de um computador com sistema operativo Windows.