Gamificação na aprendizagem proativa dos alunos

11 de março | 14h30 - 16h00 | Nº máximo de participantes: 15 (ESGOTADO)

Ana Almeida
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira

Ana Almeida, portuguesa, nasceu em Torres Vedras em 1971. Obteve o Bacharelato em Informática de Gestão (1997), pelo Instituto Superior de Matemática e Gestão. Licenciou-se em Ciências da Informação (1999), pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa. Pós-graduada (2007) em Informática Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa. Iniciou a sua atividade profissional, enquanto docente, em 1998.
Professora do Quadro, no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras - Grupo 550 – Informática. Desempenhou as funções de Subdiretora no Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Sobral de Monte Agraço (de 2013 a 2020). Colaborou como formadora no Centro de Formação de Associação de Escolas do Bombarral (2007). É formadora no Centro de Formação Pêro de Alenquer desde 2016 e começou a colaborar como formadora, no Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã a partir de 2021. Neste momento está a formar docentes no âmbito da Capacitação Digital de Docentes.

O workshop sobre gamificação utiliza metodologias ativas de aprendizagem. O objetivo do workshop é poder demostrar como a gamificação pode ser utilizada em diferentes contextos de sala de aula tornando-as mais atrativas e dinâmicas para os alunos e, com isso, mudar o comportamento dos alunos face às suas aprendizagens. A gamificação no ensino pode, ainda, ser utilizada de diferentes contextos: na aprendizagem lúdica, na avaliação formativa e na avaliação sumativa.

• Requisitos básicos de capacitação digital e vontade de inovar e dar uma nova interatividade na sua sala de aula;
  • Fazer-se acompanhar de computador com possibilidade de acesso à Internet.